Venha conhecer as 5 forças de Porter e aprenda a sair na frente de seus concorrentes!

Você tem muitos concorrentes diretos?
Você sabe quem são seus concorrentes indiretos?
Como seus concorrentes se comportam?
Qual o poder de negociação dos seus clientes e fornecedores?
É difícil abrir um negócio no seu seguimento?

 

Se você não sabe responder a essas perguntas, não se preocupe, nós vamos te ajudar!

Mas afinal, o que são as forças de Porter? É um método de análise competitiva criado por Michael Porter em 1979. Segundo Porter, qualquer setor, seja nacional ou internacional, que produz um serviço ou um produto, é “manipulado” por cinco forças competitivas. Portanto, se você quer garantir o sucesso do seu negócio, fique atento a essas 5 forças que vamos te apresentar!

A Rivalidade entre os concorrentes mede a força da competição direta existente no mercado. Quanto mais competidores, maior a rivalidade. Isso consequentemente diminui o lucro, na tentativa de baratear os custos para obter a vantagem no preço.

 Existem quantos concorrentes próximo a você?
Seus concorrentes brigam pelo menor preço?

  

O Poder de negociação dos clientes se trata da capacidade do cliente em negociar com você sobre condições e pagamentos. Um ramo que tem muitos fornecedores e poucos clientes, faz com que o poder negociação dos clientes seja alto, e vice-versa.

Seu cliente possui outro fornecedor a quem recorrer?
É fácil comprar do seu concorrente?
É mais barato comprar do seu concorrente?

Situações que favorecem o aumento do poder de negociação dos clientes:

  • Quando houver poucos clientes;
  • Quando poucos clientes concentram um volume grande de compra;
  • Quando há vários concorrentes oferecendo o mesmo serviço/produto que o seu.

 

O Poder de negociação dos fornecedores é semelhante ao dos clientes, porem de uma perspectiva diferente. Em um cenário onde o fornecedor tem o monopólio daquele seguimento, por exemplo, a empresa ditará as regras do mercado, definindo preços e prazos.

 

Existem muitos fornecedores para o seu segmento?
É barato trocar de fornecedor?
A troca de fornecedor vai atingir diretamente no preço/qualidade do seu produto/serviço?

Situações que favorecem o aumento do poder de negociação dos fornecedores:

  • Quando houver poucos fornecedores;
  • Quando o valor comprado pelo cliente não interfere significativamente na receita do fornecedor;
  • Quando o custo de migrar entre fornecedores for elevado.

 

A Ameaça de entrada de novos concorrentes é a análise da dificuldade de entrar no mercado. Mede o quão é difícil se tornar seu novo concorrente e abrir um negócio no seu seguimento.

Custa caro, para o cliente, trocar de empresa?
É caro fundar uma empresa exatamente no seu segmento?
É difícil conseguir licença/alvará de funcionamento, para funcionar no seu seguimento?

 

Você acredita que a ameaça vem somente de concorrentes diretos?  A Coca-Cola poderia supor que a Pepsi é a sua única concorrente, mas até quando alguém está bebendo leite, essa pessoa pode estar deixando de consumir o seu produto.
Portanto, a Ameaça de produtos substitutos se trata de produtos ou serviços que mesmo sendo de um tipo diferente de categoria, pode ser usado no lugar do seu!

Situações de grande ameaça:

  • Quando a relação custo-benefício do produto substituinte for melhor;
  • Quando a migração do produto principal para o produto substituto for fácil;
  • Quando a o produto substituto ficar fisicamente próximo ao seu.

 

Agora que você já conhece essa ferramenta e sabe da importância da análise de concorrentes, que tal colocar em prática?

Se interessou sobre o assunto e quer saber ainda mais? Entre em contato com a gente!