Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, dentre as PME’s que vieram a falência no período de 2014-2019, 30% foram causadas porque os empreendedores não possuíam objetivos e metas bem definidas para serem atingidas. Acreditamos que esse dado é um dado alarmante, pois no cenário atual, para mantermos nossa competitividade é extremamente importante termos propósitos e objetivos bem definidos. Os objetivos servem para que toda a organização trabalhe em conjunto e saiba aonde quer chegar.

Além disso, há também os empreendedores que traçam ótimos objetivos, entretanto não traça meios/caminhos para alcançar esse objetivo de forma clara. Percebe-se muitas vezes que são definidas metas de forma errada, as vezes, tendo duplo sentido, ou sendo inalcançável, ou então traçam metas que não estão alinhadas com a direção que a empresa precisa estar.

Se quiser entender mais sobre objetivos estratégicos, basta clicar aqui.

E você?  Já pensou em vários objetivos para sua empresa e acabou não chegando a lugar nenhum? Ou mais: já planejou algo fantástico para sua empresa, porém não conseguiu executar? Se a resposta for sim, trouxemos a solução certa para você: domine a arte de estabelecer boas metas e, principalmente, como alcançá-las da forma mais eficiente.

Primeiro, o que são metas? As metas são tarefas específicas e com prazos determinados que farão com que você chegue ao seu objetivo. Elas são o desdobramento dos objetivos e servem como norteadores para que você “não saia do trilho”. Por exemplo, se seu objetivo é conquistar mais clientes, uma de suas metas poderá ser investir em marketing e estruturar um plano de divulgação de 6 meses para seu negócio.

E por que metas são tão importantes? As metas farão com que seus objetivos se tornem reais e a partir delas será possível você perceber o quanto já foi feito para que esses objetivos sejam alcançados. Com elas, se torna mais fácil chegar onde se deseja por sabermos exatamente o que deve ser feito.

Agora vamos definir nossas metas?

Uma metodologia de definição de metas muito eficiente e fácil de ser realizada são as metas S.M.A.R.T.

S: Específica (Specific) – Uma meta deve ser específica para uma melhoria, evitando assim qualquer tipo de ambiguidade em seu entendimento.

M: Mensurável (Mensurable) – Deve ser medida e comparada para que se verifique as evoluções alcançadas.

A: Alcançável (Achievable) – Metas devem ser desafiadoras, porém realistas. Por isso, devemos definir metas que sejam possíveis de serem alcançadas.

R: Relevante (Relevant) – Elas também devem ser relevantes, portanto devem causar impacto real para se alcançar os objetivos.

T: Com tempo definido (Time-bound) – A definição de um prazo para que a meta seja alcançada é muito importante para que se crie um senso de urgência dentro da organização.

Viu como é fácil? Agora que você já sabe como dar o primeiro passo para definir suas metas, é a hora de colocar a ferramenta em prática, motivar a equipe e alcançar seus objetivos!

Quer saber mais sobre metas, objetivos e planejamento?

Entre em contato com a nossa equipe e agende um diagnóstico gratuito!