Reduzir gastos com energia

Nós sabemos conta de energia é um fantasma que assombra cada vez mais a população brasileira, tanto na área residencial tanto no mundo empreendedor. Nos últimos anos, com o aumento das tarifas tributárias juntamente situação critica da matriz energética brasileira, o custo da energia vem aumentando significativamente,e como consequência disso, o custo fixo das empresas aumentam de forma significativa.

Muitos empresários vêem isto como um grande incômodo, pois este tipo de custo não pode ser simplesmente “cortado”, e se aumentar, você vai ser obrigado a pagá-lo de qualquer forma, uma vez que, hoje em dia, tudo no mundo utiliza energia elétrica de alguma forma. Entretanto, apesar de sentir este incômodo, uma grande maioria deles não param para realmente entender/analisar seus gastos com energia dentro da empresa. Isto acontece por conta de uma coisa: são tantos problemas e imprevistos rotineiros que acontecem, onde na maioria das vezes o empreendedor não tem tempo( e nem psicológico) para focar nessa área.

A questão é que: Sempre há como otimizar o gasto com energia elétrica dentro da sua empresa, principalmente se você nunca tiver parado para analisar antes!

E por onde começar?

Comece estudando um pouco mais sobre como funciona os aparelhos/máquinas/lâmpadas, entender que cada aparelho dentro da sua empresa possui uma potência e seu tempo de utilização. Por exemplo: uma lâmpada que possui uma potência de  50W é usada 4 horas por dia, onde, ao multiplicarmos a potencia pelo seu tempo de utilização, 50*4= 200Wh. E o interessante é, que se você parar para analisar sua conta de luz, verá que a cobrança é feita baseada nesta unidade: Wh!

Além disso, é muito interessante você analisar qual a eficiência dos equipamentos elétricos dentro do seu negócio! Onde, quanto menor a eficiência do equipamento, mais energia está sendo desperdiçada e mais dinheiro seu negócio está perdendo.

Após começar a entender melhor como funciona essa área, você pode começar a se atentar aos produtos que consomem mais energia, começar a estudá-los, analisar cada um deles e começar a pensar de forma estratégica em cima de cada produto que consome energia dentro da sua empresa, principalmente aqueles que possuem uma parcela maior dentro do consumo. A partir daí, você conseguirá entender, ao menos, o porquê do valor da sua conta de luz, como ela foi calculada e o que você poderá tomar como plano de ação para resolver o problema!


Concluindo: Se você não parou pra se preocupar, observar e realmente procurar soluções para diminuir seu gasto com energia, você está perdendo uma grande oportunidade para a sua lucratividade!

E aí, gostou? Ficou alguma dúvida?