Fazer parte de uma empresa júnior é um privilégio para poucos. O Brasil tem o maior movimento do mundo, só até julho de 2019 as empresas juniores brasileiras faturaram mais de 18 milhões de reais, com mais de 12 mil projetos sendo realizados. É muuuita coisa não é?

Isso só foi possível porque temos pessoas engajadas e comprometidas com as suas respectivas EJs e com o movimento como um todo. Mas ainda não estamos onde queremos chegar, nossas metas não foram batidas e precisamos de mais pessoas nessa com gente. Na verdade, não precisamos apenas de mais pessoas, mas sim, das pessoas certas nos lugares certos!

É aí que está o desafio, como encontrar essas pessoas? Bom, isso só vai ser possível através de um bom processo seletivo e é pra isso que estamos aqui. Vamos te ajudar a trazer as melhores pessoas para a sua empresa!

Agora eu vou te fazer uma pergunta que parece bem óbvia, mas daqui a pouco vai fazer sentido, eu prometo!

Por que sua EJ precisa fazer um processo seletivo?

Sim, a primeira resposta que a gente pensa é “Porque a empresa precisa de pessoas novas para trabalhar, ué”. Realmente, é para isso mesmo que existe o processo seletivo, mas vamos um pouco além.

Pense agora no que a sua empresa mais precisa. Aumentar o faturamento? Fazer mais projetos? Ter mais união? Mais proatividade? Bom, seja lá qual for a necessidade, quem vai resolver são as pessoas, não é mesmo? E é para isso que você precisa de gente nova, para melhorar!

Por isso, o primeiro passo de qualquer processo seletivo é saber do que a sua empresa precisa.

Ao pensar nas necessidades da sua EJ é preciso considerar o seu próprio perfil. Quais são os seus valores? Sua missão? Seus objetivos estratégicos? Tudo isso é muito importante afinal, os futuros membros da empresa precisam estar alinhados ao seu planejamento estratégico e à sua cultura organizacional, assim, todos estarão dentro do perfil da sua empresa e terão objetivos em comum.

Sua empresa ainda não tem um planejamento estratégico? Fica tranquilo, vamos te ajudar nessa! Clica aqui para entender mais do assunto e ver a sua importância.

Tudo o que eu falei até agora pode e deve ser discutido dentro da sua empresa, é muito importante a participação de todos nesse processo! Escute as opiniões e entenda as necessidades de cada departamento, coloque este tema em pauta nas reuniões gerais, faça com que as pessoas conversem sobre isso! O processo seletivo é um evento que impactará a todos, por isso, a empresa inteira precisa estar envolvida.

Entretanto, se tudo ficar no campo das ideias alguma coisa vai acabar se perdendo. Por isso, depois de todo esse processo e reflexão, é hora de colocar no papel! Então pegue um calendário e vamos planejar!

Mas antes, quero te fazer mais uma pergunta.

Sua equipe está preparada para receber um processo seletivo?

Suponhamos que sua empresa tem 10 integrantes e de repente são feitas 100 inscrições. Uma maravilha né? Até então parece que sim, mas vocês colocaram o processo seletivo inteiro durando uma semana. Como essas 100 pessoas serão avaliadas?

Pois é, eu sei que todo mundo imagina que para fazer um processo seletivo é preciso fazer um planejamento, mas agora deu pra ficar mais claro o quão importante é esse passo, né?

Por isso, não precisa ter medo… se sua equipe ainda não está preparada, ela vai se tornar! Como? Justamente com muito planejamento!

Então se você quiser fazer o melhor PS de todos os tempos, continua lendo que vamos te ajudar nessa!

A primeira dica que podemos te dar é: trate o processo seletivo como um projeto dentro da sua empresa! Faça o escopo desse projeto considerando todas as etapas. Se você não sabe nem por onde começar a fazer esse escopo, não tem problema, vamos falar de todas as etapas mais adiante. O que você precisa tem em mente agora é que todas as atividades precisam ter prazos definidos, insumos necessários descritos e uma pessoa ou um grupo responsável para que ela possa acontecer.

Vamos agora para as etapas.

  1. Quem vai fazer?

Você precisa definir quem vai conduzir esse processo, não precisa ser apenas o departamento de gestão de pessoas, discuta o que for melhor para vocês! Certifique de que essas pessoas terão disponibilidade para realizar as atividades necessárias e que realmente estarão empenhadas em tudo!

  1. O que quereremos?

Lembra daquele primeiro passo que conversamos lá em cima? Sobre entender as necessidades e o perfil da sua empresa? Pois é, isso não foi em vão! Agora fica muito mais fácil definir que tipo de aluno vocês querem. E para conseguir atingir esses alunos da melhor forma, já pensou em vê-los como clientes?

Isso mesmo! E se você aplicasse as táticas de captação de clientes para conseguir inscritos no seu PS?

Veja o aluno ideal como a sua persona, faça então uma jornada de compra para nutrir e filtrar aqueles que de fato, estão preparados para fazer parte da sua empresa.

Através da definição dessa persona, você vai saber qual é a melhor forma de se posicionar durante toda a campanha, onde você vai se promover, que tipo de conteúdo você vai fazer, qual será a “pegada” das artes e tudo mais. Você pode, inclusive, definir um tema, que é o que fazemos na nossa empresa. Esse tema é basicamente o “resumo” da forma que vamos nos posicionar, pode ser uma frase ou uma imagem. Algo que quando as pessoas vejam, automaticamente lembrem do seu processo seletivo. Vamos falar mais disso no próximo tópico…

  1. Divulgação

Nós somos principalmente da geração Z, já nascemos num mundo digital e precisamos de informações rápidas que prendam nossa atenção, caso contrário perderemos o foco e o interesse. Por isso, elaborar processos para EJs são naturalmente difíceis, somos muito exigentes.

Mas, apesar dessa exigência, nos interessamos por desafios e por atividades que trazem satisfação pessoal, logo, este deve ser o foco da sua divulgação. Mostre a oportunidade que é fazer parte do MEJ e o impacto que vocês podem causar, isso vai trazer muito mais interesse do que uma simples apresentação da empresa.

E onde fazer essa divulgação?

A promoção em redes sociais, em cartazes e nas salas é sim muito importante e todo mundo sabe, mas não fique preso somente a isso. Uma forma muito interessante para divulgar é organizar eventos. Faça um workshop, dê um curso, monte uma roda de conversa, tudo isso vai aproximar a sua EJ dos alunos e aumentar o seu número de inscrições.

Aliás, uma outra dica que temos é estipular uma meta de inscrições. A partir dela, você poderá avaliar se o seu processo está indo bem ou não. Veja como foram os processos anteriores, considere o número de pessoas matriculadas que estão aptas a participar do processo de seleção e estipule esta meta.

Essas são algumas dicas gerais, mas como já dissemos anteriormente, tenha em mente quem é a sua persona e se baseie nela na hora de estruturar a sua divulgação!

Agora que você sabe disso tudo, sei que tem potencial para planejar perfeitamente a sua divulgação, mas será que é o suficiente? Na verdade, ainda falta saber o principal…

  1. Como vai acontecer?

Vocês já sabem quem são as pessoas que querem e como vão chegar até elas, só falta então pensar na estrutura do processo.

Existem alguns modelos que vocês podem seguir. Vou te contar como funciona na Projet e como vocês podem adaptar esse modelo para a sua EJ! 🙂

Na nossa empresa, o primeiro passo é a inscrição, através dela podemos fazer uma triagem de quem passará para a próxima fase. Essa triagem é bem simples e se resume em basicamente, checar alguns pré-requisitos como curso e quantas matérias faltam para pessoa cursar.

Na hora de fazer o planejamento, você pode colocar os critérios que forem interessantes para a sua empresa, aquelas coisas que se a pessoa não tiver, mesmo que tenha uma atuação sensacional na dinâmica e uma brilhante entrevista, ela não poderá participar. A partir disso, faça um formulário de inscrição, nossa sugestão é que seja online – para facilitar a vida todo mundo – mas é interessante promover inscrições presenciais também. Aqueles que preencheram todas as informações e atenderem aos pré-requisitos recebem um e-mail de confirmação com as diretrizes para o próximo passo.

Agora é hora da dinâmica. Ela serve para que possamos avaliar um grande grupo de pessoas de uma só vez e analisar questões como capacidade de trabalho em grupo e liderança. Essa dinâmica é definida de acordo com o que queremos ver dessas pessoas, então, pense no que é interessante para a sua empresa e desenvolva uma atividade que possibilite essa análise!

Mas como avaliar se estas pessoas?

A avaliação é feita por competências, ou seja, habilidades que as pessoas possuem. Uma dica que nós damos é: faça uma lista de competências necessárias para fazer parte da sua EJ, descrevendo o que cada uma delas significa para vocês. Te garanto que assim ficará muito mais fácil para avaliar.

Além disso, é muito importante que você avalie a quantidade de inscritos e então veja se há a necessidade de fazer mais de uma turma para a dinâmica, o ideal é que não sejam turmas muito grandes para facilitar a realização e avaliação da atividade.

Agora que você avaliou todo mundo e fez a lista de aprovados podemos partir para última fase de seleção, as famosas entrevistas!

Os aprovados da dinâmica recebem um e-mail, além disso, normalmente postamos a lista nas nossas redes sociais também, assim a galera que passou pode compartilhar essa conquista pros amigos e familiares. Se você quer movimentar seu Instagram ou Facebook, essa é uma ótima dica!

As entrevistas são individuais, é nela que você vai ser capaz de conhecer melhor o seu candidato e avaliar diversas questões comportamentais, além de conseguir mais informações. Mas quem vai fazer essa entrevista? E se tiverem muitos candidatos?

Pois é, sempre pense em questões como essas. Organize o seu pessoal e faça uma estimativa: Quanto tempo vai durar? Quantas pessoas serão necessárias para cada entrevista? Vai haver intervalo entre elas?

É claro, o foco aqui é trazer gente nova para a empresa, mas não se esqueça daquelas que já estão trabalhando! Um processo seletivo é normalmente cansativo, logo não tente colocar prazos muito curtos para agilizar o processo ou poucas pessoas para realizar uma atividade cansativa. Se fizer isso, vai ganhar vários membros cansados e desmotivados. Em todas as etapas e em qualquer coisa que você for promover dentro da sua EJ, pense na satisfação dos membros. Beleza?

Todas as entrevistas foram feitas, é hora de enviar e-mail para os aprovados e publicar nas suas redes socais! E agora, acabou?

Na verdade, para nós, esse é um começo! Agora é hora do processo de trainee! Este é o momento que veremos todos os aprovados trabalhando e avaliando se de fato, estão preparados para a efetivação. Na Projet, o processo de trainee dura em torno de 5 semanas, em cada uma delas é dado um desafio de um dos departamentos e no final, é apresentado um trabalho geral.

Ficou curioso sobre como organizar um processo de trainee? Se vocês toparem, esse pode ser o assunto de um outro post, fechado? Comenta aí que a gente quer saber!

É assim que a nossa empresa estrutura um processo seletivo, só que não precisa ser desse jeito! Este é um exemplo que tem dado certo para a nossa realidade, mas cabe à sua EJ estruturar o que é melhor para vocês. É um processo de melhoria continua, vejam o que aconteceu nos últimos processos, conversem com outras empresas e montem o plano perfeito para VOCÊS! Combinado?

E quando começar a montar esse plano?

Nossa dica é: aproveite as férias! Claro, aproveite para descansar, aproveitar a família, os amigos e tudo mais, mas que tal tirar um tempinho para planejar o futuro da sua EJ? Sabemos que normalmente os processos seletivos são feitos no início do período, por isso esses intervalos são um bom momento para organizar muita coisa e chegar no início do semestre com tudo praticamente pronto para aplicar.

E aí? Pronto para começar? Converse com outras EJs, busque sempre informações e monte o MELHOR processo seletivo que sua empresa já viu!

 

Curtiu o conteúdo? Acompanhe o nosso blog que estamos com uma nova série para EJs!

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Um abraço do time Projet!