Não importa o nível da sua empresa ou se ela já está ou não consolidada no mercado, com certeza ela precisa de um planejamento estratégico.

No Brasil em torno de 700 mil empresas são abertas por ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse número, a cada 10 organizações, seis fecham as portas antes de completar cinco anos de existência. A causa disso é a falta de um planejamento a médio-longo prazo. Não importa o nível da sua empresa ou se ela já está ou não consolidada no mercado, com certeza ela precisa de um planejamento estratégico.

 

     Todo empreendedor, não importa o ramo do seu negócio, tem pelo menos uma coisa em comum: o desejo de ver seu negócio prosperar. Acontece que muitas vezes não sabemos como chegar lá, nem até onde podemos chegar. Especialmente no início de pequenos negócios nos acostumamos a fazer o que aparece para ser feito. Vamos levando assim até perceber que a única forma de chegar a algum lugar é com planejamento. 

     E é justamente aí que o Planejamento estratégico se torna tão fundamental. Ao planejar estrategicamente, compatibilizamos as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.

Mas afinal, o que é um Planejamento Estratégico?

      Você já deve ter ouvido essa frase: uma empresa que não planeja, não sabe o que quer alcançar e não direciona suas ações para isso.

     O Planejamento Estratégico é um documento que apresenta orientações que determinam como a empresa deve desenvolver seu conjunto de tarefas, de maneira disciplinada e organizada, visando atingir objetivos que levarão ao desenvolvimento da empresa. Em outras palavras, planejar estrategicamente nada mais é que definir metas e o caminho para alcança-las a longo prazo, utilizando melhor os recursos disponíveis. O principal objetivo é prever futuros “problemas” e imprevistos que sua empresa possa vir enfrentar.

Resumidamente, pode-se dizer que o planejamento enseja responder a três questões principais:

  • Onde estamos?
  • Para onde queremos ir?
  • Como chegar lá?

 

Quais são os benefícios de implementar um Planejamento Estratégico eficaz na minha empresa?

     Dentre os inúmeros benefícios que o planejamento estratégico pode trazer para sua empresa, destacamos:

  • Agilidade dos gestores na tomada de decisões, pois têm o conhecimento mais amplificado da empresa;
  • Melhorias na motivação, na capacitação e no comprometimento de todos os envolvidos, através de treinamento específico tanto para os colaboradores quanto para os gestores;
  • Melhor relacionamento entre a empresa e seu público de interesse, gerando um ambiente propício para a melhoria das vendas e/ou serviços;
  • Melhor flexibilidade dos processos;
  • Conhecimento mais apurado dos concorrentes, o que facilita as ações de ataque e/ou contra-ataque;
  • Melhoria no processo de comunicação entre os colaboradores, o que diminui os ruídos na comunicação;
  • Aumento da consciência coletiva, ambiente de convivência dos colaboradores mais aprazível e motivador;
  • Fortalecimento de identidade da empresa.

 

Como implementar um Planejamento Estratégico na minha empresa?

     Aqui selecionamos algumas dicas para que você possa começar a pensar “estrategicamente” na sua empresa. Aliás, sem parar para pensar nas atividades importantes e separá-las das não-urgentes, o resultado de longo prazo nunca vai melhorar. E no final das contas você vai ter sempre a impressão de estar “vendendo o almoço para comprar o jantar”.

Apesar de existirem diversos modelos e formas de implantação de um Planejamento Estratégico, eles normalmente passam por essas etapas:

  • Etapa 1 – Posicionamento e Propósito – definição da cultura organizacional da empresa. Para isso, é necessário saber quais as diretrizes principais de uma empresa: missão, visão e valores.
  • Etapa 2 – Objetivos, Metas e Indicadores – quantificando o crescimento
  • Etapa 3 – Apresentação e compartilhamento – é hora de motivar!
  • Etapa 4 – Execução e acompanhamento – botando a mão na massa!

Abaixo selecionamos 3 pontos chaves para te ajudar com seu plano estratégico:

  • O plano estratégico deve ser acessível e entendível a todos da sua empresa. Isso porque é essencial que todos que fazem parte da realização do plano entendam exatamente o que está sendo proposto.
  • Faça uma análise interna e externa sendo imparcial. É importante que todos os pontos positivos e, principalmente, os negativos de sua empresa estejam descritos no seu plano estratégico, uma vez que só se obtém melhorias e/ou mudanças se souber o que precisa ser corrigido. Além disso, analisar o mercado também é essencial.
  • É primordial que a estrutura base (finança, pessoal e estrutura física) da sua empresa esteja bem descrita no plano. Com esta estrutura base bem definida você conseguirá dividir e organizar melhor as tarefas.Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!