Fidelizar clientes.

Saiba como fidelizar seus clientes com o marketing de relacionamento.

Você tem um empreendimento e sofre com a sazonalidade de vendas durante o ano? Essa sazonalidade atrapalha o desenvolvimento contínuo do seu negócio? Além disso, pare e pense : quais práticas você usa para fidelizar seus clientes ?

Então vamos aprender um pouco mais sobre marketing de relacionamento e como essa prática tem um poder gigantesco na fidelização de clientes e na evolução do seu empreendimento.

Mas então, qual o conceito de marketing de relacionamento?

Segundo Kotler, grande guru da administração de empresas,”Marketing de relacionamento significa criar, manter e acentuar sólidos relacionamentos com os clientes e outros públicos(…) Sua meta é oferecer valor de longo prazo ao cliente, e a medida do sucesso e dar-lhes satisfação ao longo prazo(..) práticas que resultam em alta lealdade do cliente.”

Resumindo :  essa prática tem como foco deixar que seu cliente seja apenas mais um consumidor e transformá-lo em defensor da sua marca, por meio da relação a longo prazo e que entregue valor para o cliente.

E qual a importância do meu cliente ter lealdade a minha empresa?

Com certeza, em algum tipo de produto que você consome, você compra apenas na mesma loja, ou consome apenas da mesma marca, não é mesmo? E além disso, você indica para seus amigos e familiares para que eles experimentem esse produto, ou que visitem tal loja, certo?

É justamente esse o benefício de um cliente leal, além de ele sempre consumir da sua empresa, ele incentivará que outras pessoas também façam isso, e isso se torna uma rede de indicações que elevam o nome da sua empresa drasticamente!

E o que é preciso para conquistar meus clientes de forma tão intensa? Iremos dar 3 dicas de ouro para vocês!

Primeira dica: Abuse dos canais de comunicação da empresa com o cliente! Esteja presente em todas redes sociais, esteja presente no WhatsApp, tenha uma aba para “contato” em seu site, sempre tenha um telefone disponível para ligações. Enfim, evite ao máximo situações em que o cliente tenta se relacionar com sua empresa e não consegue por falta de meios para fazer isso.

Segunda Dica: Cultive relações a longo prazo, implante estratégias de prêmios para clientes que retornam a sua empresa depois de uma primeira compra. Existem exemplos simples, mas que fazem toda a diferença : cupons de desconto, brindes, sorteios de produtos para clientes fiéis, chame-o para conhecer o interior da sua empresa. Existem diversas formas de se fazer isso, abuse da sua criatividade, adote essa prática e veja os resultados gigantescos!

Terceira Dica(e mais importante) :  Incentive o seu cliente a lhe dar feedbacks construtivos e ouça(com muito carinho) suas opiniões. Fazer com que o cliente dê opinião sobre a sua empresa fará com que ele crie um senso de pertencimento com o seu negócio, e mais : se ele perceber alguma mudança no produto e lembrar que ele fez parte dessa história, ele não abandona sua marca jamais. Lembre-se que sua empresa só existe para fornecer a melhor qualidade dos seus produtos para o seu cliente, e que ele pode(e deve) participar da sua evolução.

Empresas que focam nessa prática hoje em dia estão crescendo exponencialmente no mercado, não fique para trás! Anote essas dicas que te demos, aplique-as na sua empresa e depois entre em contato conosco para falarmos do seus resultados, combinado?

Ficou mais alguma dúvida? Entre em contato conosco!

palavras-chave: vendas;negócios;fidelização;clientes