Atualmente, novas formas de liderar uma equipe são extremamente importantes para alcançar os resultados almejados. A liderança participativa pode romper bloqueios e aumentar a sua produtividade.

 

Já parou para pensar como está o seu estilo de liderança dentro da empresa? Acha que ele está trazendo resultados positivos para toda a equipe? Atualmente fala se muito no conceito de liderança, mas em alguns casos ela não traz um resultado satisfatório para a empresa. Com isso vamos tratar de um modelo que vem crescendo e trazendo grandes marcas positivas: a liderança participativa.

Esse estilo busca trazer todos para um crescimento comum, onde as decisões são tomadas de acordo com todos que serão afetados pelas mesmas. Apesar de a ideia ser um método complexo de implementar, ela consiste em avançar com pequenos passos, evoluindo cada vez mais.

A comunicação eficiente é a chave para o desenvolvimento da equipe, sabendo ouvir e agregar todos no contexto desejado. Crie e alimente um fluxo cada vez maior e mais estratégico de informações, pois seu time gosta e necessita saber dos diversos fatores que influenciam suas ações no dia a dia.

Já teve problema ao receber um feedback? Então, outro princípio dessa liderança é o feedback, com uma linguagem não-agressiva, pode-se tornar um grande líder, sabendo elogiar e também criticar, mas numa forma construtiva e propondo o crescimento. Saiba gerar feedbacks positivos porque, nós humanos, adoramos ser elogiados, principalmente se o feedback for coletivo! Isso faz com que o colaborador se sinta útil e o incentiva a empregar cada vez mais de seu potencial em suas atividades e na cooperação com os demais.

O líder que aplica a liderança participativa, deve ter em mente que o equilíbrio entre os objetivos da empresa e as metas pessoais de cada colaborador que compõe a equipe, é um dos fatores principais para que a execução desse modelo de liderança seja de fato um sucesso. Com isso vale a pena refletir como está seu estilo de liderança, se todo grupo está motivado e feliz, porque tudo é importante para alavancar sua empresa.

Talvez esteja na hora de pensar numa consultoria para seu negócio também, a Projet também utiliza a liderança participativa como filosofia. Entre em contato para maiores informações e se atentar mais ao mercado e as novas tendências de modelo de negócio.