Uma missão corporativa clara e objetiva é imprescindível para aqueles que almejam o sucesso: defini-la faz com que saibamos quem somos e porquê existimos. A partir do momento que temos isso em mente (e na rotina da organização), fica mais fácil transmitir nossa essência ao mundo.

“Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.” – Philip Kotler, pai do Marketing.

Ao contrário do que muitos pensam, a missão corporativa não é apenas uma frase bonita e vaga, mas sim a manifestação de tudo que a empresa pode oferecer ao mercado, da melhor forma possível. Essa poderosa frase faz com que os colaboradores da organização estejam sempre buscando um objetivo comum e que seus clientes entendam suas competências e seu propósito.

Caso você queira saber mais sobre propósito, você pode conferir aqui!

E você já possui sua missão corporativa bem definida? Ainda não? Não perca mais tempo e confira os passos a seguir para defini-la:

  1. O que minha empresa vai fazer? Saiba exatamente o que sua empresa tem a oferecer ao mercado.
  2. Para quem minha empresa vai fazer? Defina quem serão as pessoas que se beneficiarão com o que você oferece.
  3. Por que minha empresa vai fazer? Tenha em mente o porquê de sua empresa fazer o que faz e quais são os benefícios que isso traz.
  4. Como minha empresa vai fazer? Pense qual é a forma mais eficiente de se fazer o que se almeja.
  5. Onde vai fazer? Defina onde sua empresa vai atuar.

Respondendo a essas 5 perguntinhas, você já terá uma imensa noção de qual é a essência de sua empresa. Depois é só organizar tudo, sintetizar as ideias, adicionar uma boa dose de criatividade e formular a sua missão corporativa ideal!

É sempre bom lembrar que depois de achar sua missão ideal, ela ainda pode sofrer alterações, porém cuidado com a frequência dessas alterações, se ela for muito alta, seus colaboradores e clientes podem ficar confusos.

E aí, gostou das dicas? Agora é só colocar tudo o que você leu em prática e mostrar ao mundo o porquê sua organização existe!