Uma pesquisa da empresa de consultoria Right Management feita com mais de 30.000 pessoas constatou que um funcionário motivado produz cerca de 50% a mais que um funcionário não motivado. Muita coisa, não é mesmo?

O ideal seria que nossa equipe fosse 100% motivada e altamente produtiva, mas na maioria das vezes não é isso que acontece. E um funcionário desmotivado tende a procrastinar para realizar suas tarefas ou fazê-las malfeitas, o que diminui drasticamente a produtividade total.

E de quem é a culpa? Muitas vezes colocamos a culpa apenas no funcionário desmotivado, como se ele fosse o único responsável pelo seu baixo desempenho e nos esquecemos que a culpa também pode vir do lado contrário – a culpa pode vir da própria empresa!

A partir do momento que enxergamos essa “dualidade” da culpa, começamos a perceber que existem atitudes simples para que ambos os lados (empresa e colaborador) encontrem o ponto ótimo e o desempenho aumente consideravelmente.

Primeiramente, para entendermos os motivos que levam a um baixo desempenho dos colaboradores precisamos ouvi-los. Você nunca vai poder mudar ou corrigir algo dentro da sua empresa se você não souber exatamente o que incomoda os funcionários.

Como exemplo da importância de ouvir nosso time, veja esse e-mail enviado pelo RH da Spotify a seus funcionários:

“Olá time!

Nossa pesquisa de satisfação de funcionários mostra que 91% gostam de trabalhar aqui e 4% não.

Pode parecer um ótimo índice de satisfação, especialmente considerando nosso crescimento, mas é claro que não é um índice satisfatório e nós queremos consertar isso.

Se você é um dos 4% funcionários insatisfeitos, por favor entre em contato. Estamos aqui por sua causa e nada mais”.

Meio ano após enviar esse e-mail, o índice de satisfação dos funcionários que trabalham na Spotify subiu para 94%. A partir do momento em que os funcionários perceberam que suas opiniões eram relevantes, eles se sentiram à vontade para expressar suas insatisfações e a empresa pode melhorar os pontos citados.

Por isso, vamos explicar para você um simples método para que você comece a dar voz a seus funcionários e entender a insatisfação dos mesmos. Você já ouviu falar da Pesquisa de Clima Organizacional?

A Pesquisa de Clima Organizacional é um questionário enviado aos colaboradores com o objetivo de entender quais são as percepções dos profissionais sobre diversos fatores internos da empresa. Esse questionário pode ser respondido de forma anônima para dar maior segurança para quem vai responder. O questionário depende do objetivo da pesquisa e pode abordar vários pontos como: relacionamento com a liderança, trabalho em equipe, benefícios, imagem da empresa, estrutura física etc.

Conhecendo o grau de satisfação dos colaboradores, é possível encontrar onde está o problema e elaborar soluções para melhorar o trabalho da equipe. É importante, inclusive, que se estabeleça uma periodicidade para desenvolver a Pesquisa de Clima Organizacional para que você sempre tenha informações para ajudar na realização de melhorias constantes, evitando problemas e atuando para aumentar a performance da equipe.

 

Quer saber mais sobre a Pesquisa de Clima Organizacional e como realizá-la?

Entre em contato conosco, será um prazer ajudar na satisfação dos colaboradores de sua empresa!