Você já pensou em otimizar os processos da sua empresa?

Se você não sabe o que é isso, ou ainda não está convencido de que deve de fato aplicar a otimização no seu negócio, vamos falar um pouco sobre o que é, e o principal, quais vantagens ela pode trazer para você!

Primeiro, é preciso entender que qualquer organização, seja ela de pequeno ou grande porte, funciona como um sistema, um conjunto de processos interligados que interagem a fim de um único objetivo. Estes processos são todas atividades executadas dentro da sua empresa, podendo ser formais ou não.

Para conseguir fazer com que todos esses processos aconteçam da melhor forma, é preciso geri-los bem, certo? É daí que surge a otimização de processos. Otimizar um processo significa fazer com que ele aconteça da melhor forma possível, é torná-lo eficiente.

Agora que você já está um pouco mais por dentro do assunto, chega de definições e vamos para o que de fato a otimização de processos pode trazer para você.

 

Aqui vão 5 vantagens.

1. Aumento na qualidade

Quando ocorrem falhas em algum processo, a qualidade do seu produto ou serviço pode ser impactada. Imagine você o problema que é entregar ao seu cliente um produto de baixa qualidade? Além de perder um consumidor, você terá um propagador de experiência negativa, afastando novos clientes. Você não quer ter uma dor de cabeça dessas, não é mesmo?

Pois é! Através da padronização proporcionada pela otimização, será possível construir um padrão de qualidade. Se isso for bem gerido e executado, te garantimos que problemas como o citado acima não serão uma preocupação para você.

 

2. Redução de erros e necessidade de retrabalho

Como acabamos de dizer, o aumento na qualidade do seu produto/serviço é uma das vantagens da otimização. Sabendo disso, fica bem claro: menos produtos defeituosos serão produzidos, logo, menor será a necessidade de retrabalho. Isso ocorre, pois, ao fazer a padronização, você já contará com fatores que podem vir a induzir erro, e tentará reduzi-los ao máximo. Através da redução dos erros, você vai poupar tempo fazendo o certo logo na primeira vez.

 

3. Maior agilidade nos processos

Ao evitar o retrabalho, como dito acima, seus processos se tornarão mais rápidos. Além disso, a otimização também permite evitar etapas desnecessárias ou encontrar formas mais fáceis e rápidas de fazer a mesma atividade.

 

4. Redução de custos

Você certamente já ouviu falar que “tempo é dinheiro”. Como já dissemos, a otimização ajuda a aumentar a agilidade dos processos, então, é claro, você vai reduzir diversos custos com isso. Além do mais, com a padronização e aprimoramento dos métodos de trabalho, você será capaz de identificar e eliminar desperdícios na sua empresa, direcionando da melhor forma os recursos disponíveis.

Quer saber mais sobre como reduzir seus custos? Baixe o E-Book “Os 7 desperdícios”

 

5. Aumento na capacidade de resolução de problemas

Se você conhece bem todos os processos da sua empresa e eles estão padronizados, fica muito mais fácil identificar algum problema quando ele surge, não é mesmo? Com a otimização, te garantimos que será muito mais fácil solucionar os problemas que surgirem!

E aí? Entendeu como a otimização de processos pode te ajudar a melhorar os resultados da sua empresa?

Tá esperando o que? Vem conversar com a gente que te ajudamos a implementar isso!

Teremos o maior prazer em conversar com você!