Com essas dicas abaixo, você vai aprender como aumentar sua produtividade motivando seus colaboradores, e o melhor, com baixo investimento!

  1. Evidencie o propósito da sua equipe

Os colaboradores precisam saber a importância do que eles fazem e como esse trabalho é essencial para o processo como um todo. Fazê-los lembrar que trabalham por uma causa maior, dá mais sentido aqueles processos, por mais mecânicos que eles possam ser. E assim, gera um maior senso de pertencimento, pois o colaborador fica ciente que a sua atividade afeta em outras áreas da empresa, positiva e negativamente.

Saiba mais sobre Propósito aqui!

  1. Garanta um bom clima organizacional

Um ambiente de trabalho agradável é básico para qualquer empresa. Não há como motivar um funcionário em meio a um ambiente em que ele não se sinta bem, não é mesmo!? Portanto, se você acredita que o clima da empresa não está bom, deve imediatamente iniciar uma pesquisa de clima organizacional que indicará o motivo de os colaboradores se sentirem assim. Com os dados da pesquisa em mãos, fica mais claro os pontos de melhoria, e assim, mais fácil traçar planos de ação para corrigi-los.

 

  1. Não faça reuniões apenas para dar broncas

Consulte, peça opiniões, reúna a equipe para debater. Mostre ao time que sua opinião é importante e que a empresa confia neles. Reconhecimento é incentivo, portanto não converse com seus colaboradores apenas para das más notícias e broncas. Delegue alguns projetos importantes e acompanhe de perto. Isso não significa que você deve fazer tudo que lhe for dito, mas mostrar que tudo isso é levado em conta.

 

  1. Ofereça condições de trabalho adequadas

Apesar dessa dica parecer banal, as vezes ainda passa despercebida. Colaboradores não se sentem motivados quando não tem materiais e equipamentos necessários para fazer um trabalho de qualidade (isso inclui instalações, meios de comunicação, equipamentos, condições de transporte e outras).

 

 

  1. Proponha desafios e recompense

Oferecer desafios e recompensar pela resolução é outra maneira de engajar seus colaboradores. Afinal, é uma forma de reconhecimento rápida e almejada por todos da equipe. Podendo ser com pequenos desafios no dia a dia: por exemplo, buscar a solução para um problema antigo do negócio ou para bater a meta proposta. Quem resolver um desses desafios recebe um prêmio que esteja dentro das condições financeiras da empresa, como um vale-presente ou um produto da própria empresa.

 

  1. Estimule a capacitação

Como motivar um colaborador se ele não foi corretamente treinado para executar sua função?  É preciso estimular o desenvolvimento intelectual e técnico constante dos colaboradores. Isso porque quem está estagnado também fica desmotivado. A pessoa tem que se ver crescendo na empresa e relacionando o resultado que traz para a empresa com seu desenvolvimento pessoal, assim se tornando mais realizado nesses dois aspectos da vida.

 

  1. Feche parcerias com estabelecimentos próximos

Além dos já costumeiros planos de saúde e vale alimentação, vale apostar em parcerias simples com estabelecimentos que ficam no caminho de seus colaboradores. Fazer acordos com academias, restaurantes e escolas próximas, com o objetivo de oferecer descontos aos funcionários, é uma parceria que não costuma sair muito cara e pode ser uma via de mão dupla (imagina se os colaboradores do estabelecimento também passam a consumir seus produtos/serviços?).

 

  1. Estimule e faça comemorações

Quem não gosta de um happy hour ou de um jantar com os amigos de trabalho, bancados pelo patrão? Todos nós adoramos! Festas de fim de ano, pequenas comemorações de aniversários e outras reuniões do tipo podem ser usadas para a motivação da equipe. E você pode unir o útil ao agradável: Que tal colocar pizza e deixar o ambiente mais descontraído durante aquele dia de vendas pelo telefone? Garanto que o engajamento irá aumentar!

 

Agora que você já sabe que não é necessário um grande investimento financeiro para motivar seus funcionários, que tal aplicar essas dicas e aumentar sua produtividade?

Alguma dúvida? Entre em contato conosco!
Estamos à disposição!