No mundo atual o tempo é algo precioso, até mesmo nos momentos de refeição. Neste meio surgiram os fast-foods, que proporcionaram um preparo rápido de alimentos. Para esse preparo rápido algumas técnicas são utilizadas, técnicas que a princípio são industriais, mas se adaptaram muito bem neste ramo.

Com esse pensamento, é necessária a implantação de uma linha, mesmo sendo no ramo alimentício. Trazendo conhecimentos industriais para a cozinha do restaurante (aplicação do Lean Manufacturing), já praticada por grandes corporações que separaram as produções de seus lanches por partes, facilitando o processo, agilizando e trazendo qualidade.

Seguindo essa linha de raciocínio, a Projet preparou para você algumas dicas para o seu restaurante ou lanchonete que você confere a seguir.

  • Planeje! Pôr no papel qual o plano de negócios da empresa é o primeiro passo para ter sucesso e passar longe das estatísticas de fracasso. A regra vale para todos os negócios, inclusive para lanchonetes. Analisar os concorrentes, definir o público-alvo, o tipo de serviço oferecido e o quanto de dinheiro será preciso investir são os primeiros para se estabelecer no mercado.

 

  • Saiba os seus processos! Um bom fluxograma explanado todas as etapas e o fluxo de insumos/produtos dentro do seu empreendimento podem facilitar muito a manutenção da qualidade através de um processo bem definido.

 

  • Saiba os tempos de cada etapa! Ter conhecimento sobre o tempo de cada etapa da sua produção podem diminuir problemas de produtividade que ocasionam grande demora na preparação, reduzindo assim filas e promovendo a satisfação dos seus clientes.

 

  • Calcule valores! Conhecer os preços unitários de cada produto, bem como o custo total da sua produção podem facilmente aumentar a sua margem de lucro, promovendo assim maior competitividade no mercado e oferecendo produtos com maior rentabilidade.

 

  • Fidelize o cliente! Ambiente, cardápio e serviço formam o tripé que sustenta o estabelecimento de alimentação. Além do ambiente adequado para o público escolhido, definidos no plano de negócio, o empresário precisa oferecer um serviço de qualidade e ficar de olho em sua equipe. Um bom atendimento supera um prato que não saiu muito bom, uma conta errada, uma falha estrutural.

 

Então, essas foram nossas dicas, esperamos que elas tenham sido úteis ao seu negócio e aproveite a Copa do Mundo para atrair mais clientes! Caso tenha restado alguma dúvida de como implementar essas práticas entre em contato com a nossa equipe.